Prefeitura estima que 53 mil moradores tenham sido prejudicados. Chuvas fortes atingiram município em 16 e 17 de janeiro.
Prefeitura de Joinville, no Norte do estado, decretou na tarde desta segunda-feira (29) situação de emergência no município por conta das fortes chuvas de 16 e 17 de janeiro. O executivo calcula R$ 2.337.164,06 em prejuízos. A prefeitura estima que 53 mil moradores e mais de 21 mil casas tenham sido afetados.
Nos dias das fortes chuvas, Joinville registrou alagamentos de ruas e casas. Segundo a prefeitura, precisarão ser feitas obras nos sistemas de micro e macrodrenagem, recuperação de pontes, pavimentação, muros e a limpeza e desobstrução de rios e canais.
O município também assinou solicitação de reconhecimento federal de situação de emergência. O documento foi encaminhado ao secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Ramlov, em Brasília.
No pedido, a prefeitura afirma que os danos comprometeram a capacidade de resposta do poder público municipal e que, por isso, precisa de ajuda financeira complementar por parte do governo federal “para ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e a reabilitação de cenário”.
A prefeitura também pede que os moradores afetados tenham como sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
De acordo como o decreto, choveu 203 milímetros em 24 horas entre os dias 16 e 17 de janeiro. Isso equivale a 80% da média histórica para o mês.
- América
- Anita Garibaldi
- Atiradores
- Aventureiro
- Boa Vista
- Boehmerwald
- Bom Retiro
- Bucarein
- Centro
- Costa e Silva
- Dona Francisca
- Fátima
- Floresta
- Glória
- Guanabara
- Iririú
- Itaum
- Itinga
- Jardim Iririú
- Jardim Paraíso
- Jardim Sofia
- Jarivatuba
- João Costa
- Morro do Meio
- Nova Brasília
- Paranaguamirim
- Parque Guarani
- Petrópolis
- Pirabeiraba
- Profipo
- Rio Bonito
- Saguaçu
- Santa Catarina
- Santo Antônio
- São Marcos
- Vila Cubatão
- Vila Nova
- Zona Industrial Norte
- FONTE G1
Comentários
Postar um comentário